Transformar seu celular em webcam

Atualmente, saber como transformar seu celular em webcam é uma ótima opção para todos. Isso, porque a importância de webcams aumentou de forma relevante. O que aconteceu com o aumento no número de conversações através da internet. Como, por exemplo, vídeos utilizados em redes sociais e aplicativos de conversação por vídeo.

Além disso, hoje em dia, essa relevância se tornou ainda mais evidente devido a pandemia da Covid-19. Em meio que, em razão das práticas de distanciamento social, reuniões virtuais se tornaram extremamente importantes. Sendo assim, no caso de não ter uma webcam, saber como transformar seu celular em webcam pode ser algo muito útil.

Por outro lado, o custo das webcams no mercado se tornou algo bem alto. Em compensação, todo mundo praticamente possui um celular hoje em dia. Neste sentido, transformar seu celular em webcam também é uma ótima forma de poupar. E, além disso, poder ingressar em reuniões ou outros eventos que necessitam de webcam.

Transformar seu celular em webcam / Créditos de imagem Buscapé

Premissa inicial

Hoje em dia, o uso de webcam se tornou algo essencial no cotidiano. Já que, com a prática de isolamento social, diversas atividades passaram a acontecer por meio virtual. Sendo assim, as pessoas que não possuem uma webcam podem fazer do celular seu substituto. Porém, é preciso entender alguns conceitos básicos para isso.

Primeiramente, o usuário precisa ter em mente que não é necessário cadastrar alguma conta ou contratar qualquer serviço. Contudo, será necessário fazer o download de um programa no computador. Do mesmo jeito, o usuário deve fazer a instalação do mesmo programa no celular. Além disso, ambos os dispositivos precisam estar conectados na mesma rede de internet.

Dependendo do celular do usuário, a conexão do computador com o celular pode ser feita por porta USB ou conexão wireless (sem fio). Com estes conhecimentos básicos o usuário já está pronto para começar a usar o celular como webcam. No entanto, aplicativos gratuitos podem exibir propagandas e marcas d’agua.

Usando o EpocCam para transformar o celular em webcam

Um excelente aplicativo para transformar o celular em webcam é o EpocCam. Será necessário que o usuário baixe os drivers necessários no computador. Assim como, o aplicativo no celular. O qual se encontra disponível no Google Play para os usuários que usam o sistema operacional Android. Enquanto para os usuários com Iphone, o download pode ser feito pela App Store.

Após todas as instalações devidas no celular e no computador, é necessário que ambos os dispositivos estejam conectados na mesma rede, A conexão dos dispositivos será feita de forma wireless (sem fio). No entanto, usuários com sistema IOS também tem a alternativa de fazer a conexão por meio da porta USB. Por outro lado, o aplicativo necessita de uma versão do IOS superior a 13.3. Enquanto para usuários de Android, será necessário a versão 4.0 ou superior.

Já no computador, será necessário que o sistema operacional utilizado seja pelo menos o Windows 7. O aplicativo apresenta uma excelente qualidade. Neste sentido, a versão gratuita do aplicativo transmite vídeos em resolução 640×480, em até 30 frames por segundo. Enquanto a versão premium (paga) permite transmissão em 1080p (Full HD). Bem como permite utilizar o microfone do celular.

Celulares com as melhores câmeras do mercado

  • Iphone 13 Pro
  • Samsung Galaxy S21
  • Motorola One Fusion Plus
  • Samsung Galaxy A71

Hoje em dia, é possível encontrar diversos celulares com câmeras de alta qualidade no mercado. Porém, para o uso do dispositivo como webcam, será mais importante o programa que será utilizado do que o próprio celular. Já que as versões gratuitas desses programas possuem limitação na qualidade de transmissão.

Como usar o iVcam para transformar o celular em webcam

Outro aplicativo bastante utilizado para transformar o celular em webcam é o iVCam. Do mesmo jeito que o EpocCam, será necessário baixar o programa no computador e o aplicativo no celular. O aplicativo está disponível para download tanto na App Store para usuaários que possuem iphone. Bem como, no Google Play para usuários que possuem Android.

Este programa é bastante leve, e ocupa menos de 5MB da memória do celular. Após finalizar a instalação, o usuário deverá acionar ambos os dispositivos e o aplicativo realizará a conexão wireless de forma automática. Ao contrário de outros aplicativos, o IVCam apresenta algumas funcionalidades extras. Como, por exemplo, alternar entre a câmera traseira e a câmera frontal e tirar fotos.

Em contrapartida, o aplicativo apresenta uma interface bastante intuitiva e fácil de usar. Tanto no aplicativo no celular, como no programa de computador. Permitindo, ainda, alguns ajustes manuais por parte do usuário. Na sua versão gratuita o vídeo é transmitido em resolução 640×480. Enquanto em sua versão paga, poderá transmitir até em resolução 4k. Porém, o aplicativo possui o custo de R$37,90.

Conclusão

Transformar o celular em webcam pode ser uma ótima opção para utilizar programas de conversa ou ingressar em reuniões sem precisar gastar dinheiro. Principalmente hoje em dia, onde reuniões virtuais estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano.