Como utilizar o Google Meet – Conheça a plataforma de reuniões virtuais

0
154
Como utilizar o google meet
Como utilizar o google meet / Créditos de imagem Google

Um dado muito útil atualmente é saber como utilizar o Google Meet. Considerando que o ambiente digital vem ganhando cada vez mais relevância no cotidiano. Seja no espectro profissional, ou mesmo, no espectro educacional. No entanto, muitas pessoas têm bastante dificuldade em usar ferramentas deste tipo.

O que se mostra um empecilho muito grande com o crescimento das plataformas de chamadas de vídeos. Que ganharam muita relevância e utilidade ainda maior após o período da pandemia do Covid-19. E isto acabou comprovando a eficácia que essas plataformas tem, para substituir encontros e/ou reuniões presenciais dos mais variados tipos.

Desse modo, vale conhecer um pouco mais sobre como o Google Meet funciona. Que inclusive, é uma das ferramentas que as pessoas mais usam quando o tema são as chamadas de vídeo. Sendo interessante, assim, aprender como usar a plataforma e conferir algumas dicas sobre como ingressar em uma chamada.

Como utilizar o google meet / Créditos de imagem Google

As ferramentas de chamadas de vídeo atualmente

Atualmente, as plataformas de chamadas de vídeo estão bastante populares. Sendo muito utilizadas tanto no ambiente acadêmico, como também, no ambiente profissional. Entretanto, isso não é algo que surgiu apenas agora. Já que faz algum tempo que a tecnologia possibilita chamadas deste tipo.

Desse modo, durante muito tempo, as chamadas de vídeo serviram apenas como uma forma de comunicação no espectro social. Sendo utilizado, em grande maioria, para conversas entre familiares e amigos. Porém, esse cenário foi amplamente impactado pela pandemia da Covid-19. Que terminou por suspender várias formas de encontros presenciais.

Sendo assim, a população se viu obrigada a utilizar plataformas de chamadas de vídeo para poder driblar as restrições. Isso acabou por demonstrar a eficácia dessas plataformas para as pessoas em geral. Desse jeito, várias empresas passaram a adotar essas plataformas para dar mais praticidade a várias atividades. Como por exemplo, entrevistas de emprego e reuniões. Desse modo, o ambiente acadêmico reconheceu a influência do estudo remoto.

Orientações para ingressar em uma chamada de vídeo

  • Não fique de costas para janelas
  • Verifique se o microfone está aberto ou mutado
  • Utilize uma boa conexão com a internet
  • Faça testes de posicionamento da câmera
  • Permaneça em um local com poucos ruídos externos

Atualmente, as chamadas de vídeo estão sendo bastante utilizadas em diferentes tipos de ambientes. Como por exemplo, aulas de escola e universidades, reuniões de trabalho, e até mesmo entrevistas de emprego. Assim sendo, é essencial seguir algumas orientações básicas que auxiliam na hora de participar de uma chamada de vídeo.

Já que, para que a chamada de vídeo seja uma opção eficaz, é necessário que tanto a imagem, como também, o áudio estejam um boa qualidade. Assim, não ficar de costas para uma fonte de luz é muito importante para a qualidade da imagem. De outro modo, utilizar uma boa conexão com a internet evita que a chamada apresente travamentos.

Google Meet – O que é

As plataformas de chamadas de vídeo estão bastante popularizadas em nosso cotidiano. Estando presente em várias atuações do dia-a-dia. Seja no espectro acadêmico, ou mesmo, no ambiente profissional. Assim sendo, algumas plataformas ganharam maior evidência entre as alternativas disponíveis.

Como é o caso, por exemplo, da ferramenta Google Meet, que se tornou um dos meios que as pessoas mais utilizaram para chamadas de vídeo. Especialmente, no caso de chamadas de várias pessoas simultaneamente. Já que a ferramenta apresenta vários recursos ideais para reuniões ou aulas virtuais. Quer dizer, o Google Meet funciona como um ambiente virtual que, de forma muito eficaz, substitui o encontro presencial.

Nesse sentido, o Google Meet foi bastante utilizado durante a pandemia. Já que possibilitou que várias atividades continuassem acontecendo, mesmo com restrições que a pandemia impôs. Isso tudo, com uma interface fácil, intuitiva e completamente gratuita.

Como utilizar o Google Meet

Tornando-se uma das melhores alternativas para realizar uma chamada de vídeo, vale a pena aprender como utilizar o Google Meet. Primeiramente, é importante destacar a possibilidade de usar a plataforma tanto no computador, como também, no celular. Sendo importante ressaltar que a versão mobile está disponíveil tanto para quem usa o sistema IOS, assim como, para quem usa o sistema Android.

Já para quem usa a ferramenta no computador, é necessário possuir um navegador de internet atual. Sendo assim, para usar o Google Meet, é preciso possuir uma conta Google, que pode ser criada gratuitamente. Logo após, basta acessar a plataforma para criação de uma sala virtual. Desse modo, é possível enviar o link que a plataforma criou para convidar pessoas para a sala.

Do mesmo modo, basta receber o link de alguém que poderá entrar na sala que o anfitrião criou. Durante a chamada, é possível utilizar os recursos do google Meet por meio dos botões apresentados na tela. Tendo a possibilidade, por exemplo, de compartilhar sua tela, levantar a mão, ou usar o chat.

Conclusão

As ferramentas de chamadas de vídeo se tornaram um recurso muito utilizado nos dias atuais. Seja no espectro acadêmico, como no espectro profissional. Desse modo, vale aprender como usar o Google Meet, sendo esta uma das alternativas que mais se destacam.

Entretanto, o uso das chamadas de vídeo também aumentou a notoriedade de cursos online, por ensino remoto. Desse modo, conheça as melhores opções de curso que a Prime Cursos oferece de forma grátis.

Ainda que esteja no ambiente virtual, a pessoa deverá se comportar de acordo com a situação da chamada que se encontra. Especialmente, no caso de chamadas em espectro profissional.