Assinando documentos digitais com o Docusign – Como funciona a plataforma

0
165
Assinando documentos digitais com o Docusign
Assinando documentos digitais com o Docusign

Já imaginou assinar documentos de forma virtual, sem estar presencialmente com outra pessoa? Isso é possível, assinando documentos digitais com o Docusign. Nos último anos a demanda por serviços digitais aumentou, principalmente devido a pandemia mundial da Covid-19. Na condição de menos contato físico surge também a necessidade de plataformas de assinaturas digitais. O Docusign é uma ferramenta de assinatura digital que possibilita a assinatura e envio de documentos de forma virtual.

O Docusign é um recurso seguro e fácil de usar, o que o torna uma ótima alternativa para quem precisa realizar o envio de documentos com assinaturas digitais. Ele é um aplicativo de assinatura digital que tem se destacado justamente por ser uma solução prática e segura para esse problema. Pois, a assinatura digital é um jeito de garantir a autenticidade de um documento eletrônico. O docusign funciona como uma espécie de “certificado”, que comprova que o documento seja validado por determinada pessoa.

Assinando documentos digitais com o Docusign
Assinando documentos digitais com o Docusign / Créditos de imagem Pixabay

Assinatura Digital: O que é?

A assinatura digital é um processo de usar uma cheva criptografada para assinar um documento. Isso permite a garantia que o documento não seja alterado sem que seja detectado e que a identidade do signatário esteja protegida. Nesse sentido, Docusign é um recurso de assinatura digital que torna o processo de assinatura e envio de documentos de forma simples.

Portanto, para validar uma assinatura digital é preciso que as mesmas sejam criadas com um certificado digital válido. Portanto, a assinatura digital é uma representação matemática de um documento eletrônico que é usada para verificar a autenticidade do documento. Uma vez que o documento é assinado de forma digital, qualquer alteração no documento será detectada.

Além do mais, as assinaturas digitais são confiáveis. Elas possuem criptografia e podem ser verificadas para garantia de quem as enviou é realmente quem diz ser. Ainda assim, caso ocoarra algum problema, poderá acontecer uma revogação, como ocorreu com a recente atualização do aplicativo Whatsapp.

Docusign: Como funciona

A plataforma Docusign é um recurso de gerenciamento de assinaturas eletrônicas que permite que você crie, envie e gerencie documentos de forma online. Usado por mais de 250 mil empresas no mundo todo, incluindo Google, Microsoft e Salesforce.

O Docusign é um recurso de assinatura digital que permite aos usuários que assinem e enviem documentos de forma eletrônica. O processo é simples: O usuário carrega o documento para o docusign, fornece os endereços de e-mails dos destinatários, logo após, escolhe um modo de autenticação (senha ou código de acesso). Assim, o documento é enviado para os destinatários, que podem visualizá-lo e assiná-lo eletronicamente.

Quando falamos de documentos importantes, é natural que você tenha interesse em saber se a ferramenta que você está usando para assiná-los é confiável. Afinal, você não quer que alguem tenha acesso a eles, certo? Bem, felizmente, posso dizer com toda a certeza que a ferramenta Docusign é extremamente segura e confiável. Ele usa método de criptografia ponta a ponta para manter seus documentos protegidos e possui várias camadas de segurança para garantia que somente pessoas autorizadas os acessem.

Docusign: Como usar para assinar documentos?

A ferramenta docusign é uma ótima iniciativa para simplificar o processo de assinatura de documentos, assim tornando-o mais rápido e eficiente. Além disso, a ferramenta também oferece vários recursos para auxiliar você a organizar seus documentos e assinaturas.

Agora, vamos conferir como usar o Docusign para assinatura de documentos eletrônicos. Sendo assim, você precisará ter um documento que deseja assinar. Caso você não tenha um documento pronto, crie um no Docusign. Logo após ter seu documento pronto, siga os seguintes passos:

  • Logo após realizar o download do aplicativo no Google Play ou Apple Store, abra o documento que deseja assinar no Docusign. Você poderá fazer isso carregando-o na própria plataforma ou enviando-o via e-mail para o endereço da sua conta DocuSign.
  • Em seguida você precisará adicionar as assinaturas junto ao seu documento. Para isso, basta clicar na opção “Adicionar Assinaturas” e escolher as pessoas que precisarão assiná-lo. Em seguida, arraste e solte as caixas de texto com informações das pessoas e locais que elas devem assinar o documento.
  • Enfim, logo depois de tudo configurado, é só enviar! Para fazer isso basta clicar na opção “enviar” no canto inferior da tela. Fazendo isso, um link do documento chegará para todas as pessoas que precisarão assiná-lo.

Vantagens de usar uma ferramenta de assinatura digital

As ferramentas de assinatura digital possibilitam uma série de vantagens em relação as assinaturas manuais. Primeiramente, são mais práticas e convenientes. Você poderá assinar documentos em qualquer lugar, sem necessidade de ter caneta e papel. Além disso, os aplicativos de assinatura digital normalmente oferecem mais opções de segurança do que as assinaturas manuais. Por exemplo, alguns aplicativos possibilitam que você crie um código PIN para proteção de sua assinatura contra alterações e fraudes.

Nesse sentido, o Docusign para assinatura de documentos digitais representa sua conveniência. Com ele, você pode assinar documentos digitalmente em qualquer lugar, qualquer hora, e em qualquer dispositivo. Isso quer dizer que você não precisará mais ir até algum cartório para assinar um documento, ou até mesmo imprimi-lo, escanear e enviar por e-mail. Além do mais, o Docusign é extremamente confiável e seguro, e isto garante que seus dados pessoais e documentos assinados estarão completamente protegidos.

Conclusão

As ferramentas de assinaturas digitais são uma ótima forma de manter o controle sobre os documentos que você assina. Elas também auxiliam que as pessoas que recebem seus documentos estejam cientes de sua autenticidade. O DocuSign é um aplicativo que permite a criação e o envio de assinaturas de forma eletrônica.

Ele é bastante prático de usar e oferece muitos recursos, como armazenamento seguro de documentos e opção de envio de notificações por push para lembretes. Se você estiver buscando por um aplicativo para criação e envio de assinaturas digitais, o Docusign é uma ótima alternativa.

Para conferir outras orientações como esta, acesse a categoria dicas de nosso site e mantenha-se sempre bem informado.